Sobre

Regulamentação

O serviço de psicologia online é regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), através da Resolução CFP Nº 011/2012, que dispõe sobre o atendimento psicológico mediado pelo computador, sem caráter psicoterapêutico. Leia o Código de Ética e acesse o site do CRP.

Somos credenciados junto ao CFP.

 Curriculum

Ivana Maria Maciel Rocha – CRP 04/18.843

  • Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Curso de extensão: Psicologia e Internet – Serviços Psicológicos Mediados pelo Computador (PUCSP – COGEAE);
  • Formação em Psicoterapia Breve Estratégica e Sistêmica (Abrangente – centro Mineiro de Terapia Breve);
  • Especialista em Teoria Psicanalítica pela UFMG;
  • Psicóloga clínica em consultório particular, atendendo adultos e casais (atualmente);
  • Servidora da Gerência de Saúde do Trabalho do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) desde 1990;
  • Psicóloga do Programa “Viva Bem – Mudando sua Postura de Vida” do TMJG (atualmente);
  • Coordenadora, junto à equipe multidisciplinar, do “Programa de Reeducação Alimentar” do TMJG (2000 a 2005);
  • Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (Itajubá – MG);
  • Fundadora da clínica “Doce Deleite – orientação e acompanhamento do aleitamento materno” (1990 a 1995).

 

Perguntas Frequentes

O que é orientação psicológica?

Orientação psicológica não significa psicoterapia. As questões trazidas são avaliadas pela profissional e respondidas de forma breve e focada, sem o aprofundamento de uma sessão de psicoterapia. Ajuda na clarificação da questão em um tempo cronológico menor, auxiliando o indivíduo a desenvolver seus recursos pessoais e a tomar as próprias decisões.

O que é psicoterapia?

O termo psicoterapia se refere a diversas técnicas empregadas em psicologia, para o tratamento de situações de stress, de desordens emocionais ou mentais (exemplos: crises pessoais, de relacionamentos, conflitos conjugais e familiares, distúrbios psicossomáticos, dificuldades nas transições da vida, crises profissionais, pânico, fobias, depressão e outros) e que visam o reestabelecimento do equilíbrio do indivíduo. As sessões podem ser realizadas individualmente, em grupos, com casais e em família. Em termos cronológicos o tratamento costuma durar, dependendo do caso, de vários meses a alguns anos.

Se eu não desejar ser atendido ‘online’, posso fazer psicoterapia?

Sim. Havendo interesse ou necessidade de uma consulta psicológica, é possível buscar atendimento clínico com um profissional da área.

Que tipo de dificuldades são tratadas neste site?

Oferecemos orientação e aconselhamento psicológico online embasados em técnicas da psicologia, às pessoas com queixas de ansiedade, depressão, baixa auto-estima, fobias (medos), obesidade, estresse, luto e dificuldades nas relações interpessoais (sociais, familiares, afetivas, profissionais, etc).
*Atendemos somente maiores de 18 anos

O serviço online é regularizado?

Sim, o serviço é credenciado pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia). Clique AQUI para visualizar o selo de credenciamento

Como posso estar seguro da privacidade de minhas informações e do sigilo profissional?

As comunicações feitas via internet não podem ser consideradas completamente seguras, porém procuramos manter todos os cuidados necessários com as mensagens recebidas e enviadas, visando preservar o sigilo e manter a ética profissional. Da parte da psicóloga responsável, os riscos são minimizados ao se usar um computador único, travado com senha, com antivírus eficiente instalado e periodicamente atualizado, bem como transação de emails em páginas seguras (https).

Da parte do cliente, espera-se que o mesmo utilize computador próprio (evitando computadores públicos utilizados em lan-houses, cyber-cafés, no trabalho, escola, etc); escolha um local tranquilo e privado no momento do atendimento e concentre-se no mesmo; faça uso de antivírus ativado e atualizado; apague senhas e históricos ao final do atendimento.

Como posso ter certeza de que a profissional responsável pelo site é a pessoa correta para me ajudar?

Uma boa relação entre pessoas depende de certas variáveis, algumas percebidas de imediato, outras somente “a posteriori”. Portanto, você terá que fazer uma aposta e se propor a experimentar o serviço. 

OBS: O limite máximo de 20 atendimentos é uma determinação do Conselho Federal de Psicologia (CFP), através da Resolução CFP Nº 011/2012.

Caso deseje uma orientação inicial, envie um email para contato@escritaquecura.com.br, descrevendo, detalhadamente, quais são suas demandas.